Laboratório de Ecologia de Manguezais e Marismas – LEMM

Laboratório de Ecologia de Manguezais e Marismas – LEMM

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação trabalhando no laboratório

Criado em Agosto de 2008, o Laboratório de Ecologia de Manguezais e Marismas -LEMM-, objetiva o conhecimento da Ecologia (estrutura, função e funcionamento) dos Ecossistemas de Manguezais e Marismas.
A temática foi escolhida pela relevância destes ecossistemas para a vida, e pela sua suscetibilidade às mudanças globais, além de nesta região costeira do Brasil, se localizar o limite austral de ocorrência dos manguezais no Oceano Atlântico sul-ocidental, a partir de onde passam a ser, para o sul, substituídos ecologicamente pelos ecossistemas de marismas.O Laboratório LEMM, é integrante do Núcleo de Estudos do Mar –NEMAR- e concentra suas atividades de investigação principalmente na micro-região costeira central do estado de Santa Catarina (sul do Brasil), onde se encontra localizada a Ilha de Santa Catarina. Paralelamente, o LEMM desenvolve estudos na zona costeira da micro-regiões sul (desde o Complexo-lagunar-sul-catarinense, até o município Passo de Torres), onde as marismas são ecossistemas dominantes nos sistemas estuarinos e lagunares. Pretende-se estudar a micro-região costeira Norte, principalmente a Baía da Babitonga, na fronteira do Estado de Santa Catarina, onde se destacam os manguezais como ecossistemas costeiros.            Os Projetos em desenvolvimento (2009), incluem:

• “Avaliação de impactos ambientais em ecossistemas de manguezal a través de determinação de parâmetros foliares”;
  • “Avaliação de técnicas de recuperação, regeneração e plantio em ecossistemas de manguezal”;
  • “Caracterização de ecossistemas de marismas na área limite de distribuição de manguezais no extremo sul do Brasil”;
  • “Educação ambiental para segundo grau de ensino, com base em ecossistemas de manguezal e marismas em Santa Catarina”.

A equipe do LEMM é constituída (2009), por sete pesquisadores:

• Prof. Dr. Eduardo Juan Soriano-Sierra (Coordenador/Orientador/UFSC),
  • Professora Msc. Maricéia Vilas Boas (Pesquisadora/Orientadora/UFRJ),
  • Biólogo Maurício Possedente (Pesquisador/Mestrando/USP),
  • Oceanógrafo André Rovai (Pesquisador/Mestrando/USP),
  • Acadêmico João Vicente dos Santos (Bolsista/TCC/UFSC),
  • Acadêmica Carolina Bruschi Karmaluk (Bolsista/Estagiária/UFMG),
  • Acadêmica Maísa Souza de Castro (Estagiária/UFSC).

A infra estrutura disponível para os trabalhos de pesquisa em laboratório e em campo do LEMM, incluem: laboratório, sala de estudos e biblioteca próprias, sendo que para as atividades em campo e de laboratório, são utilizados os recursos do NEMAR, do qual o LEMM faz parte integrante.
Os Produtos do LEMM, neste curto tempo de existência, incluem:

• Quatro encaminhamentos de projetos (em avaliação) para o CNPq,
  • Dois projetos de mestrado em Ecologia e em Biologia Vegetal (UFSC),
  • Um projeto de TCC em Ciências Biológicas (UFSC),
  • Um relatório de Estágio dentro do Programa de Mobilidade Estudantil, entre a UFMG e a UFSC,
  • Um estágio em Iniciação à Pesquisa (UFSC),
  • Um seminário apresentado ao CCB/UFSC

A temática foi escolhida pela relevância destes ecossistemas para a vida, e pela sua suscetibilidade às mudanças globais, além de nesta região costeira do Brasil, se localizar o limite austral de ocorrência dos manguezais no Oceano Atlântico sul-ocidental, a partir de onde passam a ser, para o sul, substituídos ecologicamente pelos ecossistemas de marismas.O Laboratório LEMM, é integrante do Núcleo de Estudos do Mar –NEMAR- e concentra suas atividades de investigação principalmente na micro-região costeira central do estado de Santa Catarina (sul do Brasil), onde se encontra localizada a Ilha de Santa Catarina. Paralelamente, o LEMM desenvolve estudos na zona costeira da micro-regiões sul (desde o Complexo-lagunar-sul-catarinense, até o município Passo de Torres), onde as marismas são ecossistemas dominantes nos sistemas estuarinos e lagunares. Pretende-se estudar a micro-região costeira Norte, principalmente a Baía da Babitonga, na fronteira do Estado de Santa Catarina, onde se destacam os manguezais como ecossistemas costeiros. Os Projetos em desenvolvimento (2009), incluem:
•“Avaliação de impactos ambientais em ecossistemas de manguezal a través de determinação de parâmetros foliares”;
•“Avaliação de técnicas de recuperação, regeneração e plantio em ecossistemas de manguezal”;
•“Caracterização de ecossistemas de marismas na área limite de distribuição de manguezais no extremo sul do Brasil”;
•“Educação ambiental para segundo grau de ensino, com base em ecossistemas de manguezal e marismas em Santa Catarina”.
A equipe do LEMM é constituída (2009), por sete pesquisadores:•Prof. Dr. Eduardo Juan Soriano-Sierra (Coordenador/Orientador/UFSC),
•Professora Msc. Maricéia Vilas Boas (Pesquisadora/Orientadora/UFRJ),
•Biólogo Maurício Possedente (Pesquisador/Mestrando/USP),
•Oceanógrafo André Rovai (Pesquisador/Mestrando/USP),
•Acadêmico João Vicente dos Santos (Bolsista/TCC/UFSC),
•Acadêmica Carolina Bruschi Karmaluk (Bolsista/Estagiária/UFMG),
•Acadêmica Maísa Souza de Castro (Estagiária/UFSC).
Os Produtos do LEMM, neste curto tempo de existência, incluem:•Quatro encaminhamentos de projetos (em avaliação) para o CNPq,
•Dois projetos de mestrado em Ecologia e em Biologia Vegetal (UFSC),
•Um projeto de TCC em Ciências Biológicas (UFSC),
•Um relatório de Estágio dentro do Programa de Mobilidade Estudantil, entre a UFMG e a UFSC,
•Um estágio em Iniciação à Pesquisa (UFSC),
•Um seminário apresentado ao CCB/UFSC.