Coleção Ictiológica
Curadoria: Bióloga Gisela Costa Ribeiro
A coleção Ictiológica de Referência do Núcleo de Estudos do Mar foi fundada em 1983. Ela é uma coleção de caráter regional que possui exemplares coletados em vários locais da costa catarinense, desde Laguna até São Francisco do Sul. Na coleção há representantes de mais de 59 famílias de peixes marinhos, estuarinos e de água doce, totalizando aproximadamente 180 espécies. Esta coleção representa uma importante parcela das espécies de peixes que ocorrem no litoral do Estado de Santa Catarina. Muitas destas são popularmente conhecidas, dentre elas destacam-se a corvina, pescada e papa-terra (família Sciaenidae); várias espécies de bagres marinhos (família Ariidae); linguados de várias famílias; manjubas (família Engraulidae); sardinhas (família Clupeidae); baiacús (famílias Tetraodontidae e Diodontidae); peixe porco (família Monacanthidae); peixe espada (família Trichiuridae)); tainha e parati (família Mugilidae); garoupa, badejos e mero (família Serranidae); anchovas (família Pomatomidae); corcorocas (família Haemulidae); peixe – galo, palombeta e pampo (família Carangidae); sargos (família Sparidae); cavalos – marinhos (família Syngnathidae); peixe – voador (família Dactylopteridae); e muitas outras espécies de peixes não tão conhecidas pelas pessoas em geral, mas que ocorrem na costa catarinense.
A sala da coleção possui uma área de 23,1 m², onde estão acomodadas 30 estantes de aço. Nas prateleiras, os peixes estão agrupados por família, e dentro de cada família, por espécie.
Todo o material depositado na coleção, traz informações sobre a coleta, como data, local e coletores, e o número de registro do lote. A coleção possui um livro de registro, que traz informações adicionais sobre cada lote, como tamanho e peso do peixe e, técnica de pesca utilizada na captura.